PALESTRANTES
ANA CAROLINA ESCOSTEGUY
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000), com um período de estudos no Department of Cultural Studies and Sociology da University of Birmingham (UK), com Bolsa Doutorado-Sanduíche CAPES. Pós-doutorado no CAMRI (Communication and Media Research Institute), associado ao Department of Journalism and Mass Communication da School of Media, Art and Design da University of Westminster (UK), com bolsa CAPES. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq desde março 2001. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando na graduação (Seminários Avançados em Comunicação, Antropologia do Jornalismo e Orientação de Projeto Monográfico) e na pós-graduação (Comunicação e Estudos Culturais) e Professora Visitante do Programa de Mestrado em Comunicação - Ênfase em Recepção e Cultura, a partir de 2014, da Universidade Católica del Uruguay (UCU). Tem desenvolvido e orientado projetos na área de Comunicação e Cultura da Mídia, dentro do âmbito dos Estudos Culturais, especialmente sobre identidades culturais, com destaque para as construções de gênero, de geração, entre outras.
RAPHAELA
PACHECO
Estudante de Engenharia Química e integra o Coletivo Marie Curie desde sua criação.
LUCIANA PANKE
Pós-doutorado na linha de Comunicação Política - Universidad Autónoma Metropolitana - sede Cuajimalpa (UAM-México), com pesquisa sobre propaganda eleitoral de mulheres na América Latina - bolsista Capes. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná e graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 2016, eleita uma das 12 mulheres mais influentes da comunicação política pela The Washington Academy of Political Arts & Sciences (EUA). Superintendente de Comunicação Social da UFPR, gestão 2016-2020. Pertence ao corpo docente efetivo da Universidade Federal do Paraná na graduação (Publicidade e Propaganda) e no programa de pós-graduação em Comunicação, do Departamento de Comunicação Social. Pesquisadora de comunicação política, atua na linha de pesquisa Comunicação, Política e Atores Coletivos. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL). Autora de vários livros, entre eles "Campañas electorales para mujeres - retos y tendéncias" (Editorial Piso 15, México, 2015), indicado pela Alacop como um dos melhores livros do ano.
ANA MARIA BOURGUIGNON DE LIMA
Advogada, Especialista em Gestão Pública, Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em sua trajetória acadêmica desenvolve pesquisas no âmbito da humanização do parto e nascimento, políticas públicas e direitos sexuais e reprodutivos.
É Doula formada pelo BioNascimento (Portugal), membro da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (Rehuna), Sócia-fundadora e Presidente da Associação em prol da Maternidade Ativa e Segura (Amas), a qual representa no Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa.
NILVAN LAURINDO SOUSA
Mestre em Educação pela UEPG, trabalha na área de gênero (linha de história e política educacional). Integra o Coletivo Maria vai com as outras, que busca dar visibilidade às lutas femininas e ser uma ferramenta de denúncia da violência contra as mulheres, e do Grupo "Abayomi" dos Campos Gerais, que realiza ações voltadas à autoestima e à valorização da criança negra, com atuação nas comunidades quilombolas dos Campos Gerais e em escolas do município, bem como na formação de professores e alunos das licenciaturas acerca das relações étnico-raciais.
MARIA AMÉLIA DE ALMEIDA TELES
Foi militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), presa em 28 de dezembro de 1972 e levada à Operação Bandeirantes (Oban), onde foi submetida a sessões de torturas. Diretora da União de Mulheres de São Paulo, coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares, integra a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e é assessora da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”. É autora dos livros “Breve história do feminismo no Brasil” (1993), “O que é violência contra a mulher” (2002), “O que são direitos humanos das mulheres” (2007) e “Os cursos de Direito e a perspectiva de gênero” (2006).