LANÇAMENTO DE LIVROS
Pré-lançamento do livro "Campanhas eleitorais para mulheres: desafios e tendências", de Luciana Panke
O livro foi finalista do Prêmio Internacional Alacop-2016, como referência na bibliografia de comunicação política na América Latina. Quase 100 entrevistas com pessoas de 15 países compõem a base da pesquisa apresentada no livro. Inédito na América Latina, o estudo é resultado do pós-doutorado da Prof. Luciana Panke, premiada pela The Washington Academy of Political Arts e Sciences (WAPAS), nos Estados Unidos, em 2016, como uma das mulheres mais influentes da comunicação política.
A obra faz a análise de 21 casos de campanhas para eleições presidenciais, em 11 países da América Latina, desde o ano de 2010. Além disso, sistematiza três perfis encontrados nas candidaturas femininas: o da guerreira, o da maternal e o da profissional.
Cada exemplar poderá ser adquirido pelo valor de R$ 40.
"Da Guerrilha à Imprensa feminista?", de Maria Amelia de Almeida Teles
"As mulheres que lutaram contra ditadura militar traziam a irreverência, a paixão e a rebeldia da resistência. Uma boa parte destas militantes políticas contribuíram para a retomada do feminismo dos anos de 1970 adotando uma nova forma de pensar e fazer política, buscando politizar as relações cotidianas e transformar a qualidade das relações entre mulheres e homens.Lutaram, também, por liberdades democráticas, pela Anistia e pelo fim da ditadura. Houve aquelas que alavancaram a partir do feminismo a luta pela emancipação humana, por uma sociedade de mulheres e homens livres.
Este livro é uma reflexão sobre o feminismo dos anos de 1970, que se caracteriza como pertencente à segunda onda do movimento de mulheres, e que tem na imprensa feminista, de 1975 a 1980, um espaço de militância, de resistência e de divulgação das ideias feministas e socialistas. A narrativa é feminista e se faz pelos textos dos jornais Brasil Mulher e Nós Mulheres e pela fala das protagonistas como sujeitos desta ação".
Cada exemplar poderá ser adquirido pelo valor de R$ 30.
"Quase da família – a moça que trabalha lá em casa", de Mariana Fraga
Livro-reportagem produzido como TCC na graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2016, “Quase da família – a moça que trabalha lá em casa” reúne cinco perfis de empregadas domésticas residentes no município e procura, através destas histórias, discutir questões de gênero e a realidade do emprego doméstico brasileiro. As narrativas, embora tratem de personagens centrais diferentes entre si, apresentam em comum o esforço de compreender, a partir da perspectiva das mulheres perfiladas, as tensões vividas pelas empregadas domésticas e os reflexões de sua profissão em suas vidas pessoais, bem como a influência de seu gênero no exercício de seu trabalho.
O download do livro pode ser feito aqui.